O portal do Sistema Opinião

POP9

Segurança

pe

MPPE pede reparos na barragem de Bicopeba após relatos de deslizamento

Órgão investiga a situação da barragem, classificada como de alto risco pela Secretaria da Casa Militar de Pernambuco

Abril 12, 2019 às 09:47 - Por:

MPPE pediu reparos na barragem de Biocopeba, em Paudalho. Foto: Reprodução/Google Maps

MPPE pediu reparos na barragem de Biocopeba, em Paudalho. Foto: Reprodução/Google Maps

Classificada como de alto risco e com potencial de dano em um eventual rompimento, a barragem de Bicopeba, no distrito de Guadalajara, em Paudalho, Zona da Mata do estado, será investigada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O órgão quer apurar se a barragem é segura e se há algum Plano de Ação de Emergência.

A decisão de instaurar um inquérito foi do promotor de justiça veio Carlos Eduardo Domingos Seabra após relatos de que parte das paredes de contenção da barragem teriam deslizado e o vertedouro de segurança teria se rompido.

O promotor enviou ofício à Superintendência, em Pernambuco, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), para que reparos sejam feitos na barragem.

Segundo levantamento da Secretaria da Casa Militar de Pernambuco (Camil), a Bicopeba é classificada como risco alto. Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) classificou-a como de dano potencial alto.

“O rompimento da barragem da Cia. Vale do Rio Doce, em Brumadinho, alertou a sociedade para os riscos decorrentes do rompimento de barragens. A notícia de que existe uma barragem com risco de rompimento no município de Paudalho, com a necessidade de se averiguar a situação da referida barragem”, disse Carlos Eduardo Domingos.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: