O portal do Sistema Opinião

POP9

Previdência

ne

Maia diz que estados e municípios ficarão fora da reforma e pressiona governadores do NE

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, ponderou, porém, que eles podem ser reincluídos posteriormente, caso haja acordo sobre a atual proposta de reforma da Previdência

junho 12, 2019 às 16:29 - Por:

Rodrigo Maia disse que estados e municípios podem ser reincluídos até a primeira semana de julho na reforma da Previdência. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia disse que estados e municípios podem ser reincluídos até a primeira semana de julho na reforma da Previdência. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Embora os governadores do Nordeste tenham divulgado carta em que pedem a manutenção de estados e municípios na reforma da Previdência, o presidente da Câmara disse nesta quarta-feira (12) que as esferas públicas devem ficar de fora do relatório da proposta. O documento deverá ser apresentado nesta quinta-feira (13).

Ele ponderou, porém, que se houver acordo sobre o texto que tramita na Casa, eles podem ser reincluídos posteriormente por meio de uma emenda.

A declaração é mais uma forma de pressionar os governadores da região a convencerem deputados da bancada a aprovar a reforma, caso não queiram o ônus pelo endurecimento das regras de aposentadoria. “Nós temos interesse de manter estados e municípios, mas é uma questão política”, disse Maia à Agência Câmara.

Leia também:
No Recife, Joice Hasselmann ironiza governadores do Nordeste
Bolsonaro defende aprovação da Previdência a mais recursos ao NE

Segundo ele, os parlamentares tem até a primeira semana de julho para reincluir estados e municípios na proposta. Os governadores do Nordeste, entretanto, condicionam o apoio à reforma a retirada de pontos como as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), na aposentadoria rural e no regime de capitalização.

Na terça-feira (11), o prefeito Geraldo Julio (PSB) defendeu a permanecia de estados e municípios. “Defendo a lei nacional, como sempre foi”, afirmou em entrevista à rádio CBN.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: