O portal do Sistema Opinião

POP9

Lei 13.861/19

pe

Inclusão de autistas no censo do IBGE é tema de reunião na Câmara do Recife

De acordo com o vereador Hélio Guabiraba, com a sanção da lei 13.861/19 será possível fazer um mapeamento de pessoas com a síndrome e fazer políticas públicas mais eficazes

agosto 13, 2019 às 19:10 - Por:

Plenário da Câmara de Vereadores do Recife. Foto: Divulgação/Câmara do Recife

Plenário da Câmara de Vereadores do Recife. Foto: Divulgação/Câmara do Recife

Após a inclusão de dados sobre autistas no censo do IBGE se tornar obrigatória, uma reunião pública na Câmara dos Recife irá discutir nesta quinta-feira (15) políticas públicas para o setor. O encontro, intitulado como “Quantos autistas há no brasil e a importância desses dados para o Recife” ocorre das 14h às 17h e é organizado pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido).

Segundo o parlamentar, com a sanção da lei 13.861/19, será possível fazer um mapeamento de pessoas com a síndrome em cada território. A medida possibilitará uma melhor aplicabilidade dos recursos voltados para quem tem o problema. “O mundo do autista é muito maior do que se imagina”, afirmou Hélio Guabiraba.

O autismo é definido como é uma doença que se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Atualmente não há números oficiais do distúrbio no país, mas há estimativas. A previsão é que 2 milhões de pessoas tenham a síndrome no Brasil.

Além da audiência, vinte quadros de autistas de três a 19 anos serão expostos no Salão Nobre da Casa, entre os dias 15 e 16 de agosto. As obras de arte da exposição Universo Singular são vendidas e os recursos revertidos ao Projeto Compartilhar Solidariedade, que debate ações de inclusão para autistas.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: