O portal do Sistema Opinião

POP9

Reunião

pe

Governo de Pernambuco estuda possibilidade de ônibus elétrico na RMR

O secretário de Meio Ambiente, Jorge Bertotti, irá se reunir, nesta quinta-feira (18), com uma multinacional chinesa especializada na fabricação do veículo para discutir uma eventual adoção do equipamento

julho 17, 2019 às 18:34 - Por:

Multinacional BYD produziu ônibus elétricos em Curitiba. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Multinacional BYD produziu ônibus elétricos em Curitiba. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Em circulação na capital pernambucana de 1960 a 2001, os ônibus elétricos podem voltar a serem usados como transporte público na Região Metropolitana do Recife. É que o governo do estado estuda a possibilidade de adotar uma versão moderna dos veículos- com baterias em vez de fiação elétrica- como uma forma de dar mobilidade à população poluindo menos o meio ambiente.

De olho nisso, e em atrair uma fábrica de painéis solares, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, se reúne nesta quinta-feira (18) com o presidente da multinacional Build Your Dream (BYD), Tyler Lee, empresa chinesa especializada no ramo. O encontro ocorre no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), na Varzea, Zona Oeste do Recife.

Chamados de trólebus, os coletivos elétricos foram desativados com a promessa de dar mais segurança, após casos de choques elétricos, mais conforto e modernidade. No lugar, vieram os ônibus a óleo diesel, usados até hoje. Na época, a novidade era vendida como um transporte luxuoso com ar-condicionado e televisão, artigos que duraram pouco no dia-a-dia dos usuários.

De acordo com Bertotti, a conversa com a multinacional chinesa também discutirá a possibilidade de implantar um Centro Pesquisa em Energias Renováveis no estado.

“Pernambuco é rico em energia eólica e solar, em recursos agrícolas, e possui um importante porto que servem de ligação com outros continentes. Queremos estreitar os laços com a gigante chinesa BYD e contar com parcerias para juntos construirmos um caminho de desenvolvimento sustentável e de alta qualidade”, afirmou o secretário.

No início do mês o secretário José Bertotti viajou à Cinha para conhecer duas fábricas da multinacional BYD, em Xangai, a capital financeira do país. A BYD produziu ônibus elétricos em Curitiba, no Paraná. O veículo é veículo similar ao a diesel, mas é mais silencioso, não poluente e consome menos energia.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: