O portal do Sistema Opinião

POP9

Seminário

pe

Ex-ministro de Lula discute sobre cortes em universidades públicas na UFPE

Uma das referências em física no pais, Sérgio Rezende falará sobre a crise na área de ciência e tecnologia nesta terça-feira (4)

junho 3, 2019 às 18:23 - Por:

O ex-ministro Sérgio Rezende foi convidado pela Adufepe para falar sobre cortes nas universidades públicas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-ministro Sérgio Rezende foi convidado pela Adufepe para falar sobre cortes nas universidades públicas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia no segundo mandato do ex-presidente Lula (PT) e físico, Sérgio Rezende, estará na UFPE nesta terça-feira (4) para falar sobre o impacto dos cortes de universidade pública. O evento começa às 17h, no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), na Cidade Universitária.

Também participam da palestra o membro do Conselho Técnico-Científico e Conselho Superior da Capes, Luís Fernandes, e o diretor de relações internacionais da Universidade de Pernambuco (UPE), o historiador Karl Schurster.

Sérgio Rezende foi convidado pela Adufepe por causa da experiência exitosa na área de Ciência e Tecnologia. Ele considerado uma referência na área de física de materiais no país, tendo sido premiado diversas vezes.

“Ciência e Tecnologia são vitais para o desenvolvimento do país. Um exemplo é a Alemanha que, passando por uma crise, investiu 160 bilhões de Euros em pesquisa como estratégia para sair do aperto. Enquanto que o Brasil vai na contramão, fazendo cortes”, disse o presidente da Adufepe, Edeson Siqueira.

“Esse debate é fundamental nesse momento, pois a universidade está sob ataque do governo e é declarada como inimiga. Quando cortaram 30% do orçamento das universidades e institutos federais, sofremos um duro golpe contra a ciência e a tecnologia”, disse o professor José Luiz Alves, presidente da Fundação Maurício Grabois – Pernambuco.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: