O portal do Sistema Opinião

POP9

Ecoturismo

pe

Embratur afunda dois navios em Tamandaré para estimular turismo

Procedimento ocorreu nesta segunda-feira (16) e havia sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante live no Facebook

setembro 16, 2019 às 14:33 - Por:

Antes de serem afundadas, as embarcações passaram por um processo de remoção de tinta. Foto: Reprodução/Embratur

Antes de serem afundadas, as embarcações passaram por um processo de remoção de tinta. Foto: Reprodução/Embratur

A Embratur afundou nesta segunda-feira (16) dois navios na costa de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. As embarcações, de nomes Natureza e Riobaldo, ficarão no fundo do mar para estimular o mergulho de contemplação e reforçar do turismo na região.

Antes, as estruturas passaram por um processo de remoção de tinta para evitar intoxicação da água. O procedimento havia sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante live no Facebook em agosto deste ano.

A costa do estado tem pelo menos 20 navios afundados. A criação de naufrágios artificiais se intensificou em 2002 com o afundamento de rebocadores que estavam fora de operação.

Segundo a Embratur, o afundamento de vagões, aeronaves, embarcações de diversos tamanhos, estátuas gigantes e viaturas blindadas em áreas propicias para o mergulho e o desenvolvimento de pousadas será uma das prioridades da gestão. Além da questão econômica, especialistas apontam que a iniciativa ajuda a criar novos corais já que os naufrágios atraem novos organismos.

A expectativa, destacou o órgão, é que o setor movimente crie um valor agregado na casa dos bilhões de dólares e crescimento anual de 5% no país. De acordo com diretor de marketing e relações públicas da Embratur, Osvaldo Matos, o Brasil tem uma geografia favorável ao ecoturismo.

“Por possuir cerca de 8.500 km de linha de costa, 35 mil km de vias internas navegáveis, 9.260 km de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, ser banhado por correntes oceânicas favoráveis à navegação, contar com um clima propício ao esporte e ao lazer náutico e apresentar uma infinidade de paraísos naturais intocados, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do ecoturismo náutico do mundo”.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: