O portal do Sistema Opinião

POP9

Comenda

pe

Criticado por Bolsonaro, presidente da OAB recebe medalha na Câmara do Recife

Felipe Santa Cruz, que é filho de um desaparecido política da ditadura, recebeu a maior comenda do legislativo municipal

agosto 29, 2019 às 15:20 - Por:

Alvo de duras declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, foi homenageado com a maior comenda da Câmara do Recife nesta quinta-feira (29). A medalha José Mariano é concedida a pessoas que tenham prestado serviços ao legislativo da capital pernambucana ou que mereçam admiração da população.

Leia também:
STF arquiva processo de presidente da OAB contra Bolsonaro
Ao comentar falas de Bolsonaro, Ministro do STF sugere mordaça para presidente
“É de se estranhar tal comportamento em um cristão”, diz presidente da OAB sobre Bolsonaro
Em crítica, Bolsonaro cita pai de presidente da OAB desaparecido durante a ditadura

A insígnia foi requerida pelo vereador Jayme Asfora, que também é advogado. Para ele, Felipe Santa Cruz é merecedor da medalha por defender as causas democráticas. A homenagem, segundo Jayme, representa todos que resistem à tentativa de criminalização de movimentos sociais e políticos.

“Esta é uma homenagem a todos os brasileiros humildes e pobres que perderam suas bolsas de incentivo científico”, acrescentou Jayme.

Em discurso, Felipe Santa Cruz disse que tem viajado pelo país e falado sobre a importância da democracia para os jovens. “Para alertá-los que é o futuro deles que está em jogo”, afirmou.

De acordo com o presidente da OAB, a saída para a crise brasileira “não é o discurso cego do ódio, pois ele cala os espaços dos debates da sociedade. É debate na casa do povo, na valorização do cidadão, na política olho no olho, na verdade. Nós, brasileiros, só precisamos retomar o fôlego e lutar”, disse.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: