O portal do Sistema Opinião

POP9

Parceria

pe

Convênio do TJPE e Alepe vai dar atendimento médico gratuito a jovens

Assistência será prestada na Superintendência de Saúde da Assembleia, na Boa Vista, área central do Recife

setembro 18, 2019 às 18:32 - Por:

Programa Alepe Cuida, que irá oferecer atendimento aos jovens, foi assinado nesta quarta-feira (18). Foto: Roberta Guimarães/Alepe

Programa Alepe Cuida, que irá oferecer atendimento aos jovens, foi assinado nesta quarta-feira (18). Foto: Roberta Guimarães/Alepe

Inseridos em um contexto social rodeado de preconceito e com pouco acesso a políticas públicas, crianças e adolescentes que estão em liberdade assistida pela prática de infrações de menor potencial ofensivo vão ter uma atenção especial do poder público.

É que eles vão ganhar atendimento médico e odontológico gratuito por meio do programa Alepe Cuida, assinado nesta quarta-feira (18) pela Assembleia Legislativa do Estado e Tribunal de Justiça de Pernambuco.

A assistência será prestada na Superintendência de Saúde da Assembleia, localizada na Avenida João de Barros, na Boa Vista, área central do Recife. De acordo com o presidente do TJPE, Adalberto Oliveira, a medida visa reduzir o índice de violência e possibilitar uma ressocialização mais efetiva aos jovens.

“Nosso objetivo é trazer a autoestima do paciente de volta, fazer com que ele tenha um novo sorriso e não precise colocar a mão sobre a boca para sorrir porque os dentes estão estragados”, acrescentou a coordenadora do departamento odontológico da Alepe, Danielle Ferraz.

Segundo a médica, a ideia é que a recuperação da autoestima traga repercussão positiva aos jovens na hora de buscar um emprego.

As crianças e adolescentes beneficiados são monitorados pelo Judiciário por terem cometido, por exemplo, pequenos furtos, desacato ou porque estavam com pequena quantidade de droga.

Ao conceder a liberdade assistida, o TJPE oferece serviços como acesso à regularização da situação educacional, emissão de documentação civil básica e inserção em cursos profissionalizantes.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: