O portal do Sistema Opinião

POP9

CÂMARA

pe

CPI vai apurar falhas na eleição de conselheiros tutelares em Olinda

Escolha foi adiada após erros grosseiros nas cédulas disponibilizadas nos pontos de votação da cidade, como supressão de candidata e a inclusão de um concorrente que havia sido excluído do processo por ordem da Justiça

outubro 8, 2019 às 15:49 - Por:

Adiada por causa de uma série de irregularidades, a eleição para conselheiros tutelares de Olinda será apurada também pelos vereadores da cidade por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O colegiado foi instalado nesta terça-feira (8) e é formado por três legisladores.

A primeira reunião será na manhã desta quinta-feira (10). O vereador Ricardo Sousa vai presidir os trabalhos. Ele é o autor do requerimento para instalar a comissão, também solicitada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o relator será o vereador Marcelo Soares. Severino Biai é o terceiro integrante da CPI.

Leia também:
MPPE pede suspensão de eleição do Conselho Tutelar de Olinda

De acordo com o presidente da Câmara, Jorge Federal, a comissão irá apurar falhas no processo eleitoral, que ocorreria no domingo (6), mas foi marcado por erros grosseiros como a ausência na cédula eleitoral de candidatos aprovados, a permanência de candidato condenado pela Justiça por crime contra menor e erros de numeração.

As questões levaram o Ministério Público de Pernambuco a recomendar a suspensão imediata do processo e a substituição da comissão instituída para organizar a eleição.

Veja mais no vídeo de Jaqueline Bandeira, repórter da TV Clube/Record, emissora do Sistema Opinião

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: