O portal do Sistema Opinião

POP9

Encontro

pe

Café com Bolsonaro atrai só metade dos deputados do NE e termina sem anúncios

Reunião do presidente Jair Bolsonaro com a bancada do Nordeste aconteceu nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília

Maio 22, 2019 às 14:54 - Por:

Encontro de Bolsonaro com deputados do nordeste ocorreu em um café da manhã no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: Marcos Correa/PR

Encontro de Bolsonaro com deputados do nordeste ocorreu em um café da manhã no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: Marcos Correa/PR

Dois dias antes da sua primeira viagem ao Nordeste após ser eleito, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu com deputados e senadores da região em um café da manhã no Palácio do Planalto, em Brasília. A meta era conseguir mais apoio na localidade em que o governo registra as piores avaliações.

Mas ao fim do encontro – em que participaram cerca da metade da bancada que tem 151 políticos – muitos parlamentares reclamaram de que a conversa não teria sido tão “produtiva”. Havia a esperança de que houvesse algum anúncio, mais concreto e com mais detalhes.

O deputado do Piauí e coordenador da Frente em defesa do Nordeste, Júlio César (PSD), foi escalado para expor as principais reivindicações do grupo. Entre elas, a conclusão da transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina, o fortalecimento dos órgãos regionais e a revisão do pacto federativo.

Otimista, ele buscou adotar um tom mais conciliador. “Precisamos discutir diferenças regionais. O Nordeste é a região mais pobre do nosso pais”, disse Júlio César, que integra um partido da base do governo federal.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou que obras de infraestrutura são importantes para estimular a participação no PIB do Nordeste, mas não houve detalhamentos de como isso pode ser feito.  Parece que os anúncios ficaram para esta sexta-feira quando Bolsonaro desembarca em Pernambuco para entregar casas populares e anunciar verbas de infraestrutura.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: