O portal do Sistema Opinião

POP9

Apoio

pe

Alas ligadas a Humberto Costa indicam Doriel Barros ao comando do PT

Grupo do senador terá maioria dos delegados com direito a voto na escolha da presidência estadual do partido, entre os dias 19 e 20 de outubro.

setembro 16, 2019 às 16:23 - Por:

Tendências ligadas ao senador Humberto Costa foram, em 2018, articuladores da aliança com o PSB. Foto: Divulgação

Tendências ligadas ao senador Humberto Costa foram, em 2018, articuladores da aliança com o PSB. Foto: Divulgação

Correntes do PT ligadas ao senador Humberto Costa (PT) indicaram nesta segunda-feira (16) o deputado estadual Doriel Barros (PT) à presidência do partido. A eleição interna ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro, mas o grupo tem grandes chances de eleger Doriel porque conta com 2/3 do total de delegados com direito a voto.

Apesar da vantagem, o nome dele não é unânime. A tendência ligada às deputadas Marília Arraes e Teresa Leitão deve apoiar a escolha de Glaucus Lima, atual presidente da sigla. Eles defendem também que o PT se descole do PSB nas eleições de 2020.

Leia também:
Grupo de Humberto Costa tem maioria no PT e dificulta projeto de Marília Arraes

Após a escolha do presidente, a agremiação, de acordo com Humberto Costa, vai começar a debater os municípios prioritários onde deverá haver candidatura própria.

“Vamos também abrir nacionalmente uma conversa com outros partidos de esquerda para discutir eleições municipais e ver onde é possível estar junto e onde não é”, disse Humberto.

A quantidade de votos e de delegados que cada ala do PT terá na eleição foi definida no Processo de Eleição Direta (PED), no domingo (9).

Embora seja uma prática “administrativa”, pode gerar repercussão nas eleições e ser um dificultador ao projeto eleitoral de Marília à Prefeitura do Recife já que o grupo de Humberto foi um dos articuladores da aliança com o PSB.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: