O portal do Sistema Opinião

POP9

Mantida

pe

Apesar de crise, FPF aparece na liderança do Nordeste em novo ranking

Sistema atribui pontos aos times nos campeonatos da CBF nos últimos cinco anos

dezembro 6, 2018 às 07:00

A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2019. O Palmeiras, campeão brasileiro, aparece na liderança, seguido do Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil.

No futebol pernambucano, o melhor colocado é o Sport, 16º colocado, com 8.450 pontos. O Santa Cruz é o 28º, com 5.061, enquanto que o Náutico aparece em 36º, somando 4.063. O ranking atribui pontos aos clubes de acordo com a classificação nos campeonatos promovidos pela CBF nos últimos cinco anos.

O que também chama a atenção, é que, apesar da crise vivida pelo futebol pernambucano, com a queda do Sport, Náutico e Santa Cruz amargando a Série C e com o Salgueiro tendo caído para a Série D, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ainda se mantém na liderança do Nordeste, no somatório dos pontos.  A entidade é a 7ª colocada, com 21.895 pontos.

FPF está na 7º colocação. Foto: Reprodução/CBF

Resta esperar que o dado não empolgue os que fazem a Federação Pernambucana de Futebol, nem vire notícia para encobrir os erros e a crise que está tomando o futebol do Estado. Apesar de estar abaixo, o Ceará tem dois representantes na Série A, Alagoas e Bahia têm um e outros dois na Série B, enquanto que Pernambuco perde seu espaço hegemônico na região.

Rafael Cabral

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: