O portal do Sistema Opinião

POP9

Batuque

ne

Grupo Olodum promove festival no Pelourinho em Salvador

O FEMADUM acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro e contará com programação repleta de manifestações culturais de matriz africana e oportunidades para novos talentos

Fevereiro 4, 2019 às 15:40 - Por:

Oludum Festival Pelourinho

Festival promovido pelo Olodum reúne multidão e revela novos talentos. Foto: Divulgação

O Festival de Música e Artes Olodum (FEMADUM) já tem data marcada para 2019. Com patrocínio da Avianca, o evento será aberto ao público e promete agitar o Largo do Pelourinho, em Salvador, nos dias 9 e 10 de fevereiro e em breve toda a sua programação será divulgada.

O FEMADUM foi criado em 1980 para divulgar a diversidade da cultura afro baiana e brasileira e dar oportunidade a talentosos artistas populares que buscam na cultura afro a sua fonte de inspiração, possibilitando a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e do mundo, por meio de composições populares.

Leia também:
Pabllo Vittar lança clipe de “Seu Crime”. Assista agora!

O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura, arte plástica e audiovisual. Este ano, o FEMADUM integra as comemorações dos 40 anos do Olodum, “As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos”, uma verdadeira viagem no tempo que promete emocionar fãs.

Desde o segundo semestre de 2018, o grupo percussivo já promove uma série de eventos, com o melhor do Samba Reggae e a presença de grandes nomes da música baiana, antigos vocalistas e da atual ala de canto do Olodum. A celebração que continua em 2019, já contou com exibição de filme, cursos, seminários, este ano contará com outros eventos na Bahia, em outros estados do país e no exterior.

Sobre o Festival

O FEMADUM ao longo desses muitos anos de realização teve alguns vencedores importantes, como Luciano Gomes em 1987, com a música Deuses Cultura Egípicia, popularmente conhecida como “Faraó”. Música que levou o Olodum e o Samba reggae para o mundo. O Festival foi responsável por lançar no cenário musical baiano e brasileiro jovens e talentosos compositores, até então desconhecidos, a exemplo de Luciano Gomes, Suka, Rey Zulu, José Olissam e Domingos Sergio, Sergio Participação, Jau Peri, Pierre Onassis, Tonho Matéria, Valter Farias e Adailton Poesia, e o trio formado por Jucka Maneiro, Roberto Cruz e Sandoval, Legel, Wellington Epiderme Negra, Nego do Barbalho, Zenilton Ferraz, entre outros.

Acompanhe nosso perfil no instagram.

Diego Negrellos

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: