O portal do Sistema Opinião

POP9

voluntariado

pe

Em uma semana, 1.000 voluntários se cadastram em plataforma nacional

Recém lançada em São Paulo, Plataforma Transforma Brasil, inspirada no Recife, já possui vagas de voluntariado em 21 estados

setembro 4, 2018 às 15:15

Fátima Bernardes participou do lançamento da plataforma como voluntária (Foto: Luquinhaz)

Em menos de uma semana, mais de mil pessoas de todo o País já se cadastraram para atuar como voluntárias na plataforma Transforma Brasil, que cruza os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda. Isso significa, a meu ver, que os brasileiros estavam ávidos por uma oportunidade para se engajar em alguma causa, mas não tinham facilidade para encontrar a oportunidade certa. Agora, com apenas um clique, já podem saber onde se dedicar.

Para se cadastrar ou encontrar vagas de voluntariado, basta clicar: www.transformabrasil.com.br

A iniciativa foi lançada no dia nacional do voluntariado – 28 de agosto, em São Paulo, e contou com a presença de representantes de vários segmentos da sociedade: empresas privadas, organizações sociais, igrejas, clubes de futebol e muitos empreendedores sociais. O prefeito Geraldo Julio, que foi o primeiro do Brasil a implantar a plataforma, representou o segmento dos gestores públicos que podem acreditar no voluntariado como importante parceiro. A cerimönia contou também com a presença dos prefeitos de Campinas, Florianópolis, Fortaleza e Campina Grande.

Durante o evento de lançamento, comandei a rodada de entrevistas com representantes de diversos segmentos da sociedade, como igrejas, empresas, organizações sociais e clubes de futebol. (Foto: Luquinhaz)

Eu tive a honra de ser a mestre de cerimônia do evento, como voluntária. Afinal, acompanho os projetos que deram origem à plataforma aqui no Recife desde 2012, como a ONG Novo Jeito e o Porto Social.

Uma honra: eu e Fátima Bernardes dividindo o mesmo espaço. Foi uma emoção conhecer uma das lendas do jornalismo brasileiro. Ela é um doce! 😉 (Foto: Luquinhaz)

Fui voluntária no evento de lançamento, em São Paulo, como mestre de cerimônia. (Foto: Luquinhaz)

Apesar de ser um projeto que pretende abranger todo o Brasil, a plataforma segue os moldes da iniciativa criada na capital pernambucana, em 2015 – a plataforma Transforma Recife. Uma das ONGs que mais cresceu ao se cadastrar foi a Gabriela Feliz, que deixou de ser uma escolinha para se tornar um centro comunitário. Hoje, a instituição atende toda a comunidade Nova Caxangá, na Zona Oeste da capital pernambucana, oferecendo atendimento jurídico, cursos profissionalizantes, reforço escolar e apoio de assistentes sociais para crianças e adultos.

Claudia Ribeiro representou a ONG Gabriela Feliz. Uma das que mais recebeu voluntários com o apoio da plataforma no Recife. (Foto: @Luquinhaz)

A coordenadora da instituição, Claudia Ribeiro, representou a organização durante o lançamento, em São Paulo. “Não imaginávamos que cresceríamos tanto com o apoio da plataforma. Quando nos cadastramos, achávamos que seria apenas um reforço, mas agora, voluntários de todas as áreas não param de chegar”, afirma.

A plataforma foi desenvolvida pelo empreendedor social pernambucano Fábio Silva, criador da ONG Novo Jeito e do Porto Social (Foto: @Luquinhaz)

Entre as autoridades que estavam presentes no evento, estava o Cônsul da Diplomacia Pública dos Estados Unidos em São Paulo, John Matel. Em sua página do Facebook, ele se disse impressionado com a iniciativa, e confiante de que, assim como acontece nos Estados Unidos, em que os americanos que são voluntários tem 26% mais chances de conseguir emprego, a plataforma possa transformar o engajamento dos brasileiros com o País. “Aqueles que podem fazer algo pela sua pátria e levar os outros a fazer o mesmo são pessoas especiais. Acredito que isso aconteceu aqui nesta noite”, postou.

Cônsul da diplomacia americana dos Estados Unidos em São Paulo, John Matel, ficou impressionado com o lançamento da plataforma e ressaltou a iniciativa na sua página do Facebook (Foto: @#Luquinhaz)

Outra autoridade que não conteve a empolgação, foi o Secretário Geral da CBF, Walter Feldman. “Nunca vi um evento para reunir tantos políticos apenas para assistir, e não para falar. Isso aqui realmente marca um novo momento para o Brasil”, disse em sua fala.

Walter Feldman, da CBF: “Isso aqui realmente marca um novo momento para o Brasil” (Foto: @Luquinhaz)

  

Enquanto eu entrevistava cada um dos convidados, o artista plastico Natan Nakel ilustrava a conversa. Ao fim do evento, ele criou uma obra de arte que simbolizava o que estava sendo dito ali. O quadro, com mãos dadas, independente do ângulo em que fosse visto, mostrava a importância da ajuda mútua.

O artista plástico Natan Nakel fez uma ilustração enquanto os convidados falavam durante o evento. (Foto: @Luquinhaz)

 

“Cada um pode fazer um pouco pela sua cidade. Essa plataforma vai ser muito importante para que as pessoas possam saber onde e o que podem fazer por um País melhor”

Fátima Bernardes

Celebridades

Fátima Bernardes participou do lançamento da plataforma Transforma acompanhada do namorado, Tulio Gadelha. Os dois foram a São Paulo apenas para participar do evento. Fátima pegou um vôo no Rio de Janeiro às duas da tarde, logo depois de apresentar o programa Encontro e voltou no vôo das 21h30. Tulio, que estava em Brasilia, encontrou a namorada no local do evento e voltou com ela para o aeroporto de Congonhas. Os dois fizeram questão de postar foto junto com Fábio Silva, em reconhecimento e admiração pela iniciativa.

O humorista Tirulipa também seguiu de Fortaleza (CE), onde mora, até São Paulo para participar do lançamento. Com oito milhões de seguidores do Instagram, ele se disse disposto a ajudar a divulgar a iniciativa e foi a sensação entre os convidados da noite.

Tirulipa gravando vídeo para as redes sociais sobre o Transforma Brasil. Ele foi convidado pelo pastor Costa Neto, de Fortaleza, amigo do humorista (Foto: @Luquinhaz)

O cantor Marcos Almeida fez questão de prestigiar o evento. (Foto: Luquinhaz)

Eu sou voluntária! E você?

Eu já me cadastrei como voluntária! Aliás, o voluntariado foi algo que trouxe propósito à minha carreira e à minha vida. Convido você a se engajar em alguma causa em benefício do seu bairro, da sua cidade, da sua escola, do seu trabalho, do seu País. Acredito que todos nós podemos fazer algo pra tornar a vida de todos melhor. Não precisamos somente esperar pelos outros. Podemos agir! 😉

Cadastre-se agora mesmo! Agora a gente tem onde encontrar a oportunidade perfeita pra fazer a diferença:

www.transformarecife.com.br

www.transformabrasil.com.br

Isly Viana

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: