O portal do Sistema Opinião

POP9

Meio Ambiente

pe

Celebridades lembram Dia do Meio Ambiente. E você, cuida da Natureza?

Ao longo da semana, Recife contará com uma série de atividades para chamar a atenção para importância da data

junho 5, 2018 às 16:55 - Por:

Gisele Bündchen na Amazônia. Paixão pela natureza e alerta sobre preservação ambiental nas redes sociais (Foto: Reprodução Instagram)

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e fico triste em ver como poucas pessoas se manifestam sobre a importância desta data. Tem gente que acha bobagem, tem gente que não se sensibiliza, mas a maioria das pessoas realmente não entende o quanto é importante preservar a natureza.

Muitos artistas exercem um papel importante ao influenciar fãs e seguidores sobre a importância dessa causa. É o caso da modelo Gisele Bündchen, que logo cedo compartilhou um vídeo em homenagem à data na sua conta do instagram:

Tag, I’m it! For #WorldEnvironmentDay I’m committed to giving up plastic bags to #BeatPlasticPollution with @UNEnvironment. If you can’t reuse it, refuse it! I am inviting @angelcandices ,@belagil, @tombrady, @oboticario and everyone who wants to make a difference to participate. Please join us to beat plastic pollution and help make a difference in the world? Make a video saying how you are going to do it and tag 3 of your friends to do the same. Then, use #beatplasticpollution TAG, YOU’RE IT! ♻️
Para o #DiaMundiaodoMeioAmbiente, estou comprometida a não usar mais sacolas plásticas para acabar com a poluição plástica com @UNEnvironment. Se você não pode reutilizar, recuse! Convido @angelcandices , @belagil, @tombrady, @oboticario e a todos que querem fazer a diferença no mundo para participarem. Por favor, junte-se a nós para combater a poluição plástica. Faça um vídeo dizendo qual é o seu compromisso e marque 3 amigos. Em seguida, insira #AcabecomaPoluiçãoPlástica

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele) on

Ela sempre foi ativista do meio ambiente e compartilha imagens, reportagens e opiniões sobre a importância da preservação da natureza.

A atriz Dira Paes, natural do Pará, também postou uma foto na Amazônia, e fez questão de lembrar a importância da natureza para a vida humana.

Em casa, a minha contribuição tem sido através da separação do lixo reciclável. Apesar de no prédio onde moro não haver coleta seletiva, procuro separar embalágens plásticas, de vidro de de papel para não jogar junto do lixo orgânico. Além disso, limpo tudo antes de jogar, para que os catadores tenham menos trabalho. Meu filho, de sete anos, já sabe que essa é uma prática comum lá em casa e me ajuda na “fiscalização” pra que todos façam o mesmo. De vez em quando fazemos questão de entregar nas mãos dos catadores que passam pela rua, pra que eles saibam que a gente se preocupa com eles.

Que tal implantar algo assim na sua casa também? Se já fizer, comenta aqui! 😉

Programação bacana no Recife

No Recife, várias ações marcam a data. A programação conta com passeio de barco pelo Rio Capibaribe, plantio de 280 árvores nativas da Mata Atlântica e limpeza do canal do Arruda, na Zona Norte, que mostramos ao vivo no PE no Ar, na TV Clube/Record TV. O nosso repórter Bruno Araújo acompanhou um passeio de catamarão de jovens da rede pública pelo Rio Capibaribe.

Reporter Bruno Araújo (TV Clube/Record TV), acompanhando passeio de Catamarã em aula sobre Meio Ambiente

Ao longo da semana também vai haver trilhas, meditação, arborização, oficinas de culinária sustentável na programação no Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico.

Confira aqui a programação completa aqui:

Apaixonados pelo meio ambiente

Aqui no Recife, tive a oportunidade de conhecer alguns projetos sociais que se dedicam à preservação do meio ambiente. São voluntários apaixonados e extremamente conscientes da sua responsabilidade em cuidar da natureza.

Saber Viver / Ilha de Deus

A Ilha é banhada pelos Rios Pina, Jordão e Tejipió, por trás do Shopping Rio Mar

Além de ser um grande exemplo de preservação do meio ambiente, esse projeto fez com que uma comunidade inteira renascesse através da natureza. A iniciativa foi criada na Ilha de Deus. Uma área localizada entre as bacias dos rios Pina, Tejipió e Jordão, cercada pelo mangue, por trás do Shopping Rio Mar. Na verdade, o mangue faz parte da comunidade hoje, mas há cerca de quinze anos, toda a vegetação tinha sido destruída para a construção de palafitas (casas suspensas construídas com pedaços de madeira, montadas sobre o rio ou mar).

O projeto Saber Viver nasceu para resgatar a cidadania e a dignidade dos moradores, através da preservação da natureza. Hoje, não há mais palafitas. Todos vivem em casas de alvenaria. Os moradores se mantem através da reciclagem do lixo retirado do manguezal, da venda de sururu e do cultivo do camarão.

Com as mulheres marisqueiras da Ilha de Deus.

Ah, a Ilha tem também um hostel super badalado. Estudantes do mundo inteiro se hospedam por lá enquanto participam de intercâmbios nas universidades daqui.

Com voluntários e estudantes hospedados no Hostel da Ilha de Deus

Outra coisa inesquecível: a mariscada da Negra Linda. Não dá pra explicar muito, mas garanto: é a melhor do mundo. Vira e mexe passo por lá pra curtir a ilha e me deliciar! Recomendo!

Com estudantes estrangeiros hospedados no Hostel Ilha de Deus. Estávamos nos deliciando com a mariscada da Negra Linda.

Quer ir lá conhecer também? O Catamarã faz passeios pra lá aos sábados, com um tour muito especial de base comunitária. Dá pra checar a programação por aqui.

Onda Limpa

O Onda Limpa para Gerações Futuras é um projeto que atua há dez anos na preservação do meio ambiente na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho.

O coordenador, Estevão Santos, é um apaixonado pela natureza, e dedica a vida ao projeto. Toda semana as atividades se voltam para a conscientização dos banhistas sobre a preservação das praias do Cabo de Santo Agostinho.

Nesta semana, o projeto lança também  o conto “Poã – A esperança da pedra bonita”, e conta com uma vasta programação.

Para conhecer mais e ajudar o projeto, clique aqui:

Trilogia Bio

Esse é um projeto “animal”!!! Liderado pelo biólogo André Maia, o Tilogia Bio leva conscientização às escolas e áreas públicas sobre a preservação dos animais.

Todos os integrantes da iniciativa são apaixonados por bichos, e não tinha como ser diferente. As espécies fazem parte do dia a dia dos biólogos com muito carinho. Quem se interessar, pode contratar o projeto para dar aulas e palestras sobre meio ambiente e preservação dos animais. Você pode entrar em contato através da página do Trilogia Bio no Facebook. 

Prometo compartilhar outros projetos tão bacanas como esses nos próximos posts 😉

Isly Viana

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: