O portal do Sistema Opinião

POP9

COMUNICAÇÃO

rn

Whatsapp produtivo? É possível sim!

Como se livrar dos miles de notificações e mensagens de grupos sem ter que sair deles, nem deixar de ve-las quando você quer.

setembro 11, 2019 às 16:55 - Por: Enrique Robledo

Se você fica incomodado com aquelas bolinhas de notificação de “mensagens não lidas” dos grupos do Whatsapp, fique ligado, esta aqui pode ser a solução a este problema!

O problema

Sempre fui um “early adopter” de tecnologias, utilizo o zapzap faz muito tempo. Naqueles primórdios era legal, só reservado a um grupo de nerds, mas hoje em dia é a forma preferida das pessoas para comunicar-se. Isto fez com que a quantidade de mensagens e notificações recebidas diariamente fosse “ao infinito e além!”.

Aí papai *Zucky* falou: “*Agora vamos permitir que vocês possam silenciar os grupos*”, *Ohhhh* – ecoavam as massas – agora sim! Porém esse “silenciamento” só impede que a notificação sonora ou de tela apareça. O que não soluciona muita coisa para quem tem muitos grupos e amigos. Aquela bolinha de notificação de novas mensagens continua ali, em primeira fila, perturbando o juízo, fazendo-nos pensar que por trás dessas notificações pode ter algo importante que estamos perdendo!

Então, se você é daqueles (como eu) que não conseguem abrir o Whats e deixar alguma conversa sem visualizar, continua lendo…

As opções

Sempre me perguntei: “Por que será que o papai Zucky não permite a gente colocar as notificações das conversas silenciadas em outra cor, por exemplo cinza, para facilmente diferenciar aquilo que É IMPORTANTE VER LOGO, daquilo que posso ver mais tarde?”. Realmente resolveria bastante esse incômodo.

Hoje em dia além dos clientes, amigos e família, fazemos parte do grupo da pelada, da escola, do condomínio, da viagem da semana passada, dos colegas do primário, do secundário, da universidade, do intercambio, da igreja, dos colegas de trabalho, do clube de fãs da Bruna Surfistinha, da família, da, da, da, da… Com essa enorme quantidade de mensagens estamos virando escravos do App.

Pesquisei bastante sobre como resolver este problema e realmente de forma oficial não tem muito o que fazer. A alternativa que aparece mais comumente (que de desencorajo fortemente a você utilizar) é a da instalação dos Whatsapp piratas. Eles são versões modificadas do mensageiro que permitem fazer muitas coisas que na versão oficial você não consegue. O problema com elas é que além dos “bugs” e instabilidades que apresentam são códigos feitos por duvidosos grupos de programadores que podem estar injetando malwares a vontade no seu telefone. E você não vai querer isso num aparelho onde guarda todos seus segredos e contas bancárias né?

A solução

Então um dia assim do nada, me lembrei de que o próprio Whatsapp tem uma versão para empresas chamada *Whatsapp Business* que não é nem mais nem menos que um outro Whatsapp que pode ser instalado no mesmo aparelho que o Zap tradicional.

E daí Robledo??
**Daí que se eu conseguir usar dois Whatsapp num mesmo aparelho, então eu posso ter um segundo número para este outro Whats e colocar nele TODOS meus grupos e conversas que sei de antemão que nunca serão urgentes e com isso liberar o meu Zap de sempre para só ter nele as conversas que SIM preciso dar atenção de forma imediata!**

Então, comprei um chip pré-pago de uma operadora qualquer, daqueles que só coloca R$ 10 a cada 60 dias para o número não ser cancelado e instalei o Whatsapp Business. Tudo funcionou perfeitamente!

Logo depois foi só informar aos administradores dos grupos e a alguns amigos que sempre mandam mensagens de correntes para mudar meu número para este novo. Configurei o novo Whatsapp para não enviar absolutamente nenhuma notificação nem barulho. E como se isto fosse pouco, nem preciso mais silenciar os grupos pois neste outro app ele não notifica nada!

*”Voilá” *este tão fastidioso problema está resolvido!

Gostou? Acaba por aí não! Ainda posso APAGAR todas as conversas com um clique. Então aqueles milhares de Megabytes que recebo em vídeos e imagens que não preciso guardar no meu celular são apagados num instante com a segurança de que não estou deletando nada importante que precise armazenar.

Já levo mais de um mês com este experimento e realmente posso dizer que o resultado é EXCELENTE! Consigo usar o meu Whatsapp de trabalho de forma muito mais rápida e só fico no “besteirol” quando realmente tenho vontade ou tempo para fazer isso.

O passo a passo

Vamos então ver com detalhes como implementar esta solução.

AVISO: Se está disposto a gastar uma “merrequinha” a mais se for preciso, para se livrar dos molestos (porém necessários) grupos de Whatsapp vai precisar comprar um chip e mante-lo ativo, porém isto não é imprescindível, pode usar também um número de telefone fixo para concluir o procedimento.

Ingredientes

– Um novo número telefônico para configurar o Whatsapp Business, pode ser um fixo ou um celular. (SIM! Whatsapp Business permite você configura-lo com um número fixo. Para validar, no lugar do SMS, é realizada uma ligação automática que fala os 6 números que precisa colocar no aparelho).

– [Baixar o app Whatsapp Business](https://www.whatsapp.com/business/)(Disponível para usuários de Android, e sendo liberado aos poucos para usuários iOS após um ano de testes.

– 30 minutos de tempo para configurar tudo.

Preparação
  1. Se comprou um novo chip, então coloque-o em algum aparelho (pode ser o mesmo que você usa o seu atual chip) e ative-o para que consiga receber SMS .
  2. Instale o Whatsapp Business no seu aparelho.
  3. Abra o app e siga os passos de instalação normal até ele pedir os 6 números de confirmação.
  4. Se você está num novo chip informe o número com DDD e clique em “continuar”.
  5.  Se você está usando o número de um telefone fixo coloque-o incluindo o DDD e clique em “continuar”. Com certeza não irá receber um SMS no fixo, então aguarde que “dê erro” e clique na opção que pede para ligar para você. Atenda a ligação e coloque os 6 números no App para validar.

Feito isto siga os passos de configuração normal. O Whatsapp Business pode pedir nome de empresa e endereço para continuar, pode colocar o que quiser. Essa Info para nosso objetivo não é importante.

Ao finalizar, ele vai puxar a sua lista de contatos do aparelho, então você não precisará fazer nada para ter os seus contatos do outro Whats no novo.

TUDO PRONTO, agora já pode informar aos administradores para colocar você nos grupos com o novo número. Naqueles em que você é o Admin a mudança é por sua conta.

Lembre-se que ao trocar de número zap deverá avisar as pessoas da mudança. Eu lhe recomendo usar uma mensagem deste tipo:

“Olá pessoal, este é o meu novo número de Whatsapp para grupos. Por favor, agende-o nos seus contatos. O antigo continua valendo, mas só para coisas urgentes ou de trabalho. Abraços! ( Querem saber o por quê desta mudança? Leiam: http://op9.com.br/blogdorobledo/zapzap-produtivo )”

No final das contas os dois Apps no mesmo celular deverão ficar mais ou menos assim:

Um ícone do Whatsapp normal e outro do Whatsapp Business que será aquele onde você não precisa se preocupar em estar o tempo todo revisando as notificações.

Se depois de ler este artigo você também testou, deixe o seu comentário aqui ou nas minhas redes sociais:
http://fb.com/enriquerobledo | http://instagram.com/enriquerobledo | http://twitter.com/enriquerobledo

Escrito por ENRIQUE ROBLEDO
11 de setembro de 2019 – Natal/RN

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: