O portal do Sistema Opinião

POP9

Luto

rn

Morre Horácio Pedroza, o “professor dos plantões”

Horácio Pedroza tinha 80 anos, foi submetido a uma cirurgia mas não resistiu

julho 18, 2019 às 19:03 - Por:

Horácio Pedroza, o "professor dos plantões" morreu aos 80 anos. Foto: Reprodução

Horácio Pedroza, o “professor dos plantões” morreu aos 80 anos. Foto: Reprodução

Morreu hoje (18) aos 80 anos o radialista Horácio Pedroza, ex-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte, ACERN, e que ficou conhecido como o “professor dos plantões”.

Horácio foi o segundo plantão esportivo de Natal, trabalhando na Rádio Poti. O primeiro foi Mirocem Ferreira Lima, na Rádio Nordeste. José Lira, plantonista durante décadas e que se aposentou na Rádio Globo Natal, foi rádio-escuta de Pedroza.

Leia também

Morre o repórter Francisco Inácio, o Chico Inácio

Horácio Pedroza estava internado  no Hospital São Lucas onde foi submetido a uma cirurgia na tarde de hoje mas não resistiu.

Segundo o filho Ciro Pedroza, jornalista e radialista, “a rádio do céu ganhou o mais novo plantão”.

Nas décadas de 60 e 70, Horácio foi considerado o maior plantão de estúdio do rádio potiguar e um dos grandes do Nordeste.

Para os mais jovens, a figura do plantão de estúdio era uma das mais importantes em uma equipe de rádio, quando não existia a facilidade da internet.

Era uma função que exigia paciência e bom relacionamento com as emissoras de rádio do país. Nos anos 60, 70, 80 e até meados dos anos 90 não era fácil conseguir “em cima” do lance os gols Brasil afora e as informações de jogos de outros estados.

Não trabalhei com Horácio Pedroza, mas por mais de 20 anos, trabalhei com José Lira, um dos seus discípulos e quem coloco como os grandes do Brasil.

Plantão de estúdio, uma importante função no rádio esportivo. Foto: Reprodução

Plantão de estúdio, uma importante função no rádio esportivo. Foto: Reprodução

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: