O portal do Sistema Opinião

POP9

Reconstrução

rn

Marcelo Sant’Ana: ” Futebol do RN tem que recuperar seu protagonismo”

Ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana cumpriu agenda em Natal atendendo convite da FNF e falou sobre o papel do torcedor na reconstrução dos clubes

agosto 28, 2019 às 17:24 - Por:

Marcelo Sant'Ana concedeu entrevista na sede da FNF. Foto: Vanessa Florêncio

Marcelo Sant’Ana concedeu entrevista na sede da FNF. Foto: Vanessa Florêncio

O ex-presidente do Bahia, e gestor e consultor de futebol, Marcelo Sant’Ana esteve em Natal nesta quarta-feira (28) a convite do presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo.

Pela manhã visitou a Arena América e o Complexo Vicente Farache, do ABC e no período da tarde, concedeu entrevista coletiva na sede da FNF.

Diagnóstico

” O primeiro diagnóstico é em torno da  gente entender a realidade dos clubes, principalmente na parte da  infraestrutura, a gente que já está habituado dentro do futebol, na hora que você vê o centro de treinamento, o tipo de grama que é usado, o campo, academia, a área de saúde você consegue ter uma  dimensão do que o clube está oferecendo para sua  equipe de funcionários, mas a parte de administração depende de tempo. Você conseguir conversar com as pessoas adequadas  de cada departamento para saber qual o tipo de programa é utilizado, qual o tipo de investimento que é disponibilizado, qual o  número de pessoas e a qualificação dessas pessoas para os cargos, então é nessa situação que você precisa ter muita tranquilidade e equilíbrio nesse diagnóstico. Se você comete um equívoco nessa fase inicial o seu caminho não vai ser o adequado”

Leia também:
Calendário provoca desemprego no futebol brasileiro

O momento do futebol do RN

” O futebol do  Rio Grande do Norte está tendo uma dificuldade agora, mas é um futebol que no Nordeste sempre foi tradicional. Bahia e Pernambuco talvez sejam os dois estados aqui da região com uma tradição um pouco mais forte na Série A do Campeonato Brasileiro e em torneios internacionais, mas o Rio Grande do Norte sempre esteve próximo do futebol do Ceará que hoje tem dois clubes na Série A. Bahia e Alagoas tem um na A e um na B, e o Rio Grande do Norte tem que buscar recuperar seu protagonismo seja  através de uma federação ( FNF ) que tem sido pro-ativa para tentar mudar práticas, rever as questões de governança, como principalmente pelos clubes que são as células de vida do futebol. O torcedor, o sócio, a imprensa, acompanham os seus clubes, então os clubes tem que assumir essa responsabilidade”

Visita aos clubes

” Algumas pessoas ligadas ao ABC me procuraram na semana passado quando vazou aqui na imprensa a possibilidade de eu vir aqui na federação, estive pela manhã na Areninha do América com o presidente Eduardo Rocha conheci um pouco a realidade, mantive contato  também o ABC  com o presidente Fernando Suassuna, almoçamos juntos e existe uma  tentativa de entendimento sobre como a gente poderia ajudar o ABC nessa parte de consultoria indicando caminhos a serem percorridos, estratégias, de repente situações de organograma, posicionamento em termos de comunicação mas antes de tudo a gente tem que entender o sentimento do clube, o que as lideranças do clube na pessoa do presidente Suassuna pretendem para que a gente possa depois, desenvolver o nosso trabalho.

O papel do torcedor

Mas independentemente digo aqui para os torcedores que a reconstrução tem que partir de vocês. São vocês que vão ao estádio, são vocês que consomem os produtos , são vocês que acessam os sites, blogs,  vão nas rádios, na televisão são os nossos consumidores. Sem a participação da torcida nessa reconstrução,a reconstrução é impossível e isso eu falo com tranquilidade. A gente veio para mostrar que a torcida tem que fazer a reconstrução. Se a reconstrução não vier do torcedor  ela não vai ter força

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: