O portal do Sistema Opinião

POP9

Esportes

rn

Final da Copa RN na Arena das Dunas ou no Nogueirão ?

Defendo que final da Copa RN e finais do Estadual sejam disputadas na Arena das Dunas, jogos são nivelados por cima

Abril 6, 2019 às 09:30 - Por:

Arena das Dunas, equipamento moderno, sede de Copa do Mundo, não pode ser ignorado para finais de turno e Estadual. Foto:Divulgação

Arena das Dunas, equipamento moderno, sede de Copa do Mundo, não pode ser ignorado para finais de turno e Estadual. Foto:Divulgação

Final da Copa RN em Natal ou em Mossoró? A decisão sai após a rodada deste domingo (07) mas penso que o bom senso, a visão do futebol como negócio e como fonte de renda para os clubes envolvidos e até o aspecto técnico gritam que o melhor seria que o confronto entre América x Potiguar fosse realizado na Arena das Dunas, um equipamento moderno e que oferece todo o conforto e acessibilidade para o torcedor.

Estivesse o estádio Nogueirão com a capacidade total de 12, 13 mil torcedores em hipótese alguma eu estaria levantando esse assunto, mas o bom e velho Nogueirão hoje, comporta pouco mais de 3 mil torcedores, sendo que deste montante, o Potiguar como mandante teria que ceder os 10% legalmente estabelecidos ao clube visitante. Perde o Potiguar, se for o mandante, público e principalmente renda.

Tecnicamente uma decisão na Arena nivela a decisão por cima, ainda mais com dois times técnicos e de boa qualidade. Todos ganham com os jogos em um palco de Copa do Mundo

Jogando na Arena, a possibilidade de faturamento é mais ampla para os dois times. É apenas uma questão de ver futebol com olhos de empreendedor, pensar com a cabeça de negociante. É um assunto que deve ser amadurecido pelos dois clubes, sem esquecer que como é jogo único é renda dividida, 50% para cada participante.

Leia mais: Globo segue contratando para o Brasileiro da Série C

América garantindo morre a discussão, o jogo único será na Arena das Dunas e fim de papo. Caso o Potiguar – e o time mossoroense tem todas as condições – ficar com o primeiro lugar vai querer jogar no Nogueirão sem público significativo e com pouca renda ou vai negociar o jogo em Natal?

Agora isso só pode ser levado em frente, se o Potiguar inscreveu como segunda opção de mando de campo a Arena das Dunas ou até mesmo o Frasqueirão, do contrário, seria inversão de mando, o que não é permitido.

ATUALIZADO ÀS 12h10: O  Potiguar inscreveu a Arena como segunda opção, confirmou ao blog, o  presidente do clube mossoroense, Benjamim Machado, e se chegar em primeiro na decisão da Copa RN, uma eventual negociação para fazer o jogo na Arena não configura inversão de mando de campo.

Final do Estadual

Sobre os palcos para a final do Estadual vale o mesmo raciocínio. Um jogo no Frasqueirão e outro na Arena ou no Nogueirão, ou os dois jogos na Arena das Dunas?

Na hipótese de chegar o América para a final do Estadual com o ABC, não seria mais jogo fazer os dois jogos na Arena, com renda dividida, com possibilidade de negócios para os dois clubes? A Arena que teria apenas um jogo passaria a ter dois, o que fatalmente determinaria uma negociação para baixar os custos.

Olhar o futebol como negócio, avaliar uma final de Estadual como fonte de renda ou seguir com a rivalidade de “no meu estádio só 10% do visitante” e abrir mão de dinheiro?

Não sei o que pensam os dirigentes dos clubes, Fernando Suassuna do ABC, Eduardo Rocha do América e Benjamim Machado do Potiguar e nem José Vanildo, da FNF.

Defendo o meu pensamento, o meu ponto de vista, o meu entendimento sobre a decisão.

Vamos esperar o desdobramento da Copa RN.

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: