O portal do Sistema Opinião

POP9

Só o BPChoque

rn

Deputado quer segurança privada em eventos em estádios e ginásios no RN

Lei de autoria do Deputado Sandro Pimentel sancionada pela governadora Fátima estabelece que em grandes eventos a segurança deve ser prestada por vigilantes particuçares

setembro 6, 2019 às 10:30 - Por:

Deputado Sandro Pimentel, do PSOL, é autor de lei que determina vigilância privada em grandes eventos no Rio Grande do Norte. Foto: Elpídio Júnior

De autoria do Deputado Sandro Pimentel, do PSOL e sancionada pela governadora Fátima Bezerra, a atividade de vigilância patrimonial em grandes eventos realizados em estádios, ginásios ou outros eventos com público superior a 1 mil pessoas, deverá ser  realizada por vigilantes habilitados.

Ora, tivemos recentemente na Arena das Dunas, na final do Estadual deste ano, um exemplo claro que a vigilância privada não inibe vândalos e nem consegue conter a violência. Naquele evento, além dos orientadores ( stewards ) também estavam em campo os seguranças privados e que não conseguiram conter os invasores, que só respeitaram os PMs do Choque.

Leia também:
Invasão de campo e cadeiras quebradas causam prejuízo ao América
Vídeo mostra como começou a confusão no clássico entre ABC e América

Na final do Estadual, quando a torcida invadiu o gramado da Arena, o tumulto só foi contornado com a presença dos policiais do Batalhão de Choque. A segurança privada não segurou a onda.

É imprescindível a presença do policiamento ostensivo nos grandes eventos, públicos ou privados. Essa história de segurança privada não resolve. Pode ser um corpo auxiliar, mas em um estádio de futebol por exemplo, quando o bicho pega ninguém respeita vigilante particular.

Deputado, os caras encaram o BPCHoque, encaram armas não letais, gás de pimenta, imagine um vigilante particular, desarmado e tentando conter um tumulto no Frasqueirão ou na Arena das Dunas. Essa realidade é em todo o Brasil.

Assisti em Riachão do Jacuípe no interior da Bahia, na Curuzu em Belém do Pará, no Arruda em Recife. Os caras que provocam tumultos nos estádios e festas, não respeitam vigilância privada, e só sossegam quando o Choque entra na parada.

Reprodução Twitter Sandro Pimentel

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: