O portal do Sistema Opinião

POP9

Uchimata

rn

Currais Novos recebe etapa do Circuito Estadual de Judô

Competição é válida pela segunda etapa do Circuito Estadual de Iniciantes e Veteranos, além de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13.

Maio 17, 2019 às 18:06 - Por:

A XVI Copa Currais Novos vai ser válida pela etapa do Circuito Estadual de Iniciantes e Veteranos, além de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13. Foto: Fábio Pacheco

A XVI Copa Currais Novos vai ser válida pela etapa do Circuito Estadual de Iniciantes e Veteranos, além de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13. Foto: Fábio Pacheco

A Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) promove neste sábado (18) a XVI Copa Currais Novos. A competição será realizada no ginásio Agenor Maria e vai ser válida pela segunda etapa do Circuito Estadual de Iniciantes e Veteranos, além de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13.

Conforme o presidente da FJERN, Tibério Maribondo, a previsão é de 400 atletas participantes. “Teremos um evento grande em Currais Novos com uma importante participação de judocas do interior do estado e capital,  alcançando a marca de 400 inscrições”,revelou Tibério.

Leia também:

Entrega de kits da Maratona da Cidade do Natal acontece nesta sexta e sábado

Assusense Paulo Ricardo conquista medalha de bronze no Mundial de taekwondo

A programação da XVI Copa Currais Novos, neste sábado (18), no ginásio Agenor Maria, começa às 8h15 com aquecimento livre, em seguida acontece a palavra de abertura – Rei Inicial. As lutas começam às 9h com a classe Sub-13 e depois Sênior. A partir das 13h serão disputadas as classes Iniciantes, Sub-15 e Veteranos.

O Judô no Brasil

O judô chegou ao Brasil por meio do conde Koma, cujo nome seria Mitsuyo Maeda. Apesar de ter aparecido anos após a entrada dos primeiros imigrantes japoneses, Maeda vem como divulgador do Judô e Jiu-jitsu. O Conde Koma veio para a América, primeiramente nos Estados Unidos como enviado especial da Kodocan para divulgar o Judô, coloca-se ainda que vieram junto com ele quatro personagens importantes, Tomita, Sakate, Ono e Ito. Percorreram desde os Estados Unidos, América Central até a América do Sul. Vieram para divulgar a “arte do Kodocan” por demonstração e também através de desafios por combate.

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: