O portal do Sistema Opinião

POP9

Vamos correr

rn

Arena das Dunas recebe Meia Maratona do Sol em setembro

A Meia Maratona do Sol é uma das mais desafiadoras corridas de rua do Brasil, e organizadores esperam mais de 7 mil competidores

agosto 26, 2019 às 12:24 - Por:

Meia Maratona do Sol, em setembro, na Arena das Dunas. Foto: Divulgação

Meia Maratona do Sol, em setembro, na Arena das Dunas. Foto: Divulgação

A sexta edição da Meia Maratona do Sol movimentará a capital potiguar no dia 21 de setembro e os meia-maratonistas podem realizar suas inscrições exclusivamente pelo site www.meiamaratonadosol.com.br. Considerada como uma das mais desafiadoras corridas de rua do Brasil devido ao seu percurso característico pela altimetria do relevo potiguar, a Meia do Sol se consolidou como a principal meia maratona do Nordeste e contará com muitas novidades em 2019.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports, empresa responsável por organizar os principais eventos esportivos do Estado. A expectativa para esse ano é de mais de 7 mil inscritos. O evento é conhecido pela sua excelência em estrutura e organização e tem como meta para esta edição ampliar ainda mais a participação dos corredores no percurso oficial de 21km. Na edição passada, foram mais de três mil corredores somente nesse percurso. “Esse número demonstra que os competidores estão atentos aos eventos esportivos que possuem distâncias maiores e apresentam uma excelente estrutura como a nossa”, afirma Gabriel Negreiros, um dos organizadores.

A equipe que organiza a Meia do Sol desde o planejamento até o encerramento da prova é formada por mais de 400 pessoas, que atuam em diversas etapas para que a prova tenha alcançado todo esse reconhecimento do meio esportivo. Outra expectativa dos organizadores é de fidelizar os “maraturistas” – pessoas que viajam o mundo para participar de corridas. Na Meia do Sol, a participação de novos corredores que ainda não conheciam a capital potiguar cresce a cada ano. O evento ainda é um ganho na economia local e para o turismo num período de sazonalidade da hotelaria potiguar.

Leia também:
Arena das Dunas ganha prêmio Top of Mind

O fator segurança é outro ponto pensado em detalhes para o bem estar dos corredores, pois a Meia do Sol é elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA.

Percurso

O percurso aprovado pelo público em sua última edição permanecerá o mesmo. A organização investiu mais uma vez em todos os esforços em minimizar as dificuldades, que terão trajetos de 21km, 10km e 5km. “O percurso todo de ida acontece contra o vento. O atleta sai da Arena das Dunas em direção à Via Costeira encarando a famosa brisa natalense de frente”, comenta Gabriel Negreiros.

A prova segue pelo anel viário do Campus até a Rua Solon Miranda, liga a UFRN a Engenheiro Roberto Freire, margeando a cerca do Parque das Dunas. Deste ponto, a atleta seguirá pela Avenida Engenheiro Roberto Freire até a Via Costeira. “As ladeiras em Natal são inevitáveis”, explica Nivaldo Pereira.

Ainda de acordo com Nivaldo, um dos trechos mais complicados para os competidores é o local de retorno na Via Costeira. “É um trecho bem difícil aquele da saída da Via Costeira retornando à Engenheiro Roberto Freire, pois temos uma ladeira íngreme e com cerca de 200m de distância a ser percorrida. No entanto, depois o atleta tem um pouco de calma porque já está voltando a favor do vento, em um local que é a parte mais plana da prova. Na sequência, o corredor volta à UFRN, acessa a marginal da BR-101 no sentido normal e chega ao viaduto do Quarto Centenário”, explica.

Após o viaduto, o atleta passa em frente ao Sebrae/RN, entra à direita na Romualdo Galvão e retorna passando pelo túnel que liga a Romualdo à BR-101 já no sentido Parnamirim. Contorna a Arena das Dunas e segue rumo à chegada, no bairro de Lagoa Nova. Aí, é só comemorar a chegada.

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: