O portal do Sistema Opinião

POP9

Esportes

rn

Árbitro potiguar entrou para a história do VAR no Campeonato Brasileiro

Caio Max Augusto Vieira apitou São Paulo x Botafogo na estreia do VAR na Série A do Brasileiro

Abril 29, 2019 às 12:42 - Por:

O sistema de vídeo arbitragem (VAR, em inglês) finalmente chegou  ao Campeonato Brasileiro, no confronto entre São Paulo e Botafogo, no Morumbi, com arbitragem do potiguar Caio Max Augusto Vieira, o outro potiguar que atuou na partida foi Pablo Ramon Gonçalves, como quarto árbitro.

Uma das principais críticas ao VAR é a demora na revisão das imagens, que faz com que a partida fique paralisada por mais tempo do que alguns espectadores estão dispostos a esperar. No país, a ferramenta já vem testando a paciência de torcedores e comentaristas desde 2017 em algumas partidas por campeonatos estaduais e regionais e pela Copa do Brasil, mas neste ano estará presente em todos os 380 confrontos pelo Brasileirão.

Leia também:

Árbitro potiguar comanda partida de estreia do VAR na Série A do Brasileiro

O VAR

São quatro as situações em que o assistente tecnológico pode ser usado: gol, pênalti, cartão vermelho e erro de identificação de jogadores.

O VAR conta ainda com dois auxiliares, conhecidos como AVAR, que têm direito a pedir uma revisão de jogadas que passem despercebidas, além de terem que acompanhar o jogo em tempo real quando o VAR estiver revendo imagens anteriores.

Não existe um tempo máximo para as revisões, mas a ideia é que sejam feitas o mais rapidamente possível. É nesse ponto que surgem mais críticas, embora a CBF destaque: “É mais importante a precisão que a pontualidade”.

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: