O portal do Sistema Opinião

POP9

Planejamento

rn

América começa planejamento para 2020

Renovação com Moacir Júnior divide opiniões no clube rubro, que tem eleição marcada para outubro mas que pode ser antecipada

julho 9, 2019 às 10:35 - Por:

Renovação com Moacir Júnior será discutida em reunião de diretoria. Nome do treinador divide opiniões no América. Foto: Humberto Sales

Renovação com Moacir Júnior será discutida em reunião de diretoria. Nome do treinador divide opiniões no América. Foto: Humberto Sales

Eliminado da Série D após ser derrotado pelo Jacuipense por 1 a 0 gol contra de Kaike, o América entra agora em fase de avaliação e de inicio imediato de planejamento para a temporada 2020.

Ainda nesta semana o presidente Eduardo Rocha terá reunião com a diretoria e na pauta, o interesse em alguns jogadores que participaram da temporada 2019, bem como o trabalho do treinador Moacir Júnior, que divide opiniões entre os dirigentes.

Aproveitamento de Moacir Júnior

Pelo Campeonato Estadual foram 12 jogos, 8 vitórias e 3 derrotas. Marcou 22 e sofreu apenas 6 gols, conquistando o título e garantindo ao América o calendário de Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Na Copa do Brasil, time de Moacir Júnior foi eliminado na segunda fase, perdendo para o Santos, e no Brasileiro da Série D, foram 10 jogo, 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas. Time rubro marcou 22 gols e sofreu apenas três.

Mas foi justamente quando não poderia errar, que o ataque do América, forte em toda a temporada parou de funcionar. Em 180 minutos contra o Jacuipense, teve no goleiro Ewerton o grande nome e nenhum gol marcado, o que determinou a eliminação.

Regulamento cruel

A Série D que começa com 68 times e a partir da segunda fase entra no sistema de mata-mata é crudelíssimo. O América eliminado teve mais pontos – 18 –  que Floresta do Ceará e Caxias.

Brusque e Manaus entraram com 23 pontos cada, Jacuipense e Itabaiana com 22, Ituano somou 21, Floresta e Caxias 17 pontos e Juazeirense entrou com 16 pontos.

Leia também

Moacir Júnior não pode ser transformado em vilão

América perde para Jacuipense e segue mais um ano na Série D 

Alex Padang, candidato de oposição no América ?

Eleição

Em outubro – proposta de Ricardo Bezerra é que seja antecipada para setembro –  tem eleição no América, e como não houve nenhuma mudança estatutária no sentido de mudar o processo e ampliar o colégio eleitoral, o quadro será o mesmo, e aí fica o questionamento: será eleição com disputa de chapas e nomes ou aclamação ?

O atual presidente do clube, Eduardo Rocha não é candidato a reeleição, pelo menos neste momento não  é.

Quem assumir a presidência vai assumir um clube que no futebol tem calendário importante para o primeiro semestre e vai enfrentar novamente a disputa de uma Série D.

Fora de campo, vai pegar um clube que se não está “nadando” em dinheiro, tem uma estrutura administrável do ponto de vista financeiro.

Resta saber como vai caminhar o processo eleitoral do América, se a oposição que existe nos corredores e nas redes sociais vai de fato assumir o papel de oposição para uma disputa eleitoral ou não.

Alex Padang é o nome preferido pelo grupo de oposição – não venham aqui dizer que não existe oposição – mas será que no atual sistema eleitoral, Padang topa a disputa? Se fosse eleição direta, Padang seria um candidato imbatível. No modelo atual  é muito difícil ele furar o bloqueio.

Marcos Lopes

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: