O portal do Sistema Opinião

POP9

Jatiúca

al

Prefeitura inaugura novo Parque Infantil Sustentável no Vera Arruda

É o quarto equipamento na parte baixa de Maceió que utiliza madeira reciclada e cordas náuticas, com baixo custo de manutenção e grande durabilidade

outubro 11, 2018 às 12:26 - Por: Redação OP9

Parque Infantil Sustentável. Marco Antônio/SECOM Maceió

Parque Infantil Sustentável. Marco Antônio/SECOM Maceió

Foi inaugurado o quarto Parque Infantil Sustentável de Maceió, desta vez instalado no primeiro trecho do Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió. A inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), e o local promete levar mais uma espaço de lazer e entretenimento aos moradores. O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

Além do Vera Arruda, onde também foram realizadas intervenções para melhorar o espaço público, há equipamentos com estrutura semelhante na orla da Pajuçara e Ponta Verde. Os três primeiros parques foram entregues por meio de parceria com os restaurantes e hotéis localizados na Ponta Verde. “Com a utilização do eucalipto e do pinus, o equipamento tem baixo custo de manutenção e é de grande durabilidade, já que diariamente deve receber crianças”, ressalta o prefeito Rui Palmeira.

Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável recebe já nesta quinta-feira uma festa em homenagem ao Dia das Crianças, organizada em parceria com a Associação dos Moradores do Stella Maris. No local, a partir das 17h, serão realizadas brincadeiras, apresentações musicais, oficinas de educação ambiental e pintura facial. Para a instalação deste parque, a prefeitura contou com o apoio do Programa de Adoção de Áreas Públicas e adoção da iniciativa privada.

Estrutura

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, o parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar do material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: