O portal do Sistema Opinião

POP9

Fiscalização

al

Duas fabriquetas de queijo são interditadas por falta de higiene

Locais em Monteirólopis funcionavam sem condições sanitárias e alimento poderia ser prejudicial à saúde dos consumidores

novembro 8, 2018 às 18:47 - Por: Redação OP9

Duas fabriquetas de queijo foram interditadas nesta quinta-feira (8) no povoado Lagoa da Arara, na zona rural de Monteirólopis, no Sertão de Alagoas, durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O Ministério Público Estadual (MPE-AL) informou que os dois alvos são reincidentes e já foram interditados em etapas anteriores da FPI.

Os técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) encontraram na primeira casa formas de fabricação, uma pequena quantidade de queijo armazenado na geladeira, sal, frações de coagulantes, luvas, sacolas para a venda, caixas de isopor e baldes com leite e soro de leite. Eles explicam que toda a conduta da fabriqueta estava errada, desde o armazenamento até o processamento do queijo, sem nenhuma condição higiênica e sanitária para funcionamento.

Nos fundos da casa onde era realizada a fabricação do alimento existe uma pocilga com sete porcos que eram alimentados pelo soro do leite.

No segundo alvo a equipe encontrou uma casebre de estrutura precária que armazenava trezentos litros de leite, equipamentos de produção do queijo e toda a estrutura clandestina de fabricação. Os fiscais da Adeal advertiram sobre os perigos do consumo de queijo produzido clandestinamente que pode transmitir doenças e causar enfermidades como infecção intestinal e tuberculose.

Queijo de qualidade

Apesar da FPI do São Francisco flagrar em todas as suas etapas produtores que insistem em trabalhar na ilegalidade, arriscando a saúde da população, também encontram outros que buscam ofertar um produto de qualidade ao consumidor. É o caso de uma fábrica localizada na zona rural de São José da Tapera. O sócio-proprietário Arnaldo Machado lembrou que foi notificado em outra etapa da fiscalização e a partir disso passou a comprar os equipamentos e investir na regularidade e qualidade de sua produção de queijos.

Fábrica localizada na zona rural de São José da Tapera funciona obedecendo as regularidades. Foto: Jon Lins/Ascom MPE

Fábrica localizada na zona rural de São José da Tapera funciona obedecendo as regularidades. Foto: Jon Lins/Ascom MPE

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: