O portal do Sistema Opinião

POP9

Pinheiro

al

Bolsonaro quer que governo federal identifique causas de rachaduras

Presidente da República realizou reunião extraordinária para tratar sobre os problemas no bairro do Pinheiro, em Maceió

Janeiro 12, 2019 às 08:48 - Por: Redação OP9

Presidente se reuniu com equipe para falar sobre os problemas das rachaduras no bairro do Pinheiro. Foto: Agência Brasil

Presidente se reuniu com equipe para falar sobre os problemas das rachaduras no bairro do Pinheiro. Foto: Agência Brasil

Durante uma reunião extraordinária realizada na sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou que o governo federal inicie as ações necessárias para que se identifiquem as causas das rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió. A reunião aconteceu em Brasília e contou com parte da equipe ministerial.

Leia também:
Pesquisadores buscam nas lagoas causas de rachaduras no Pinheiro

Segundo nota da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, com a decisão de agilizar as investigações e identificar logo o fenômeno, o presidente deve liberar o financiamento adequado para que os trabalhos sejam realizados.

Participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; e da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno.

Investigação nas lagoas

Pesquisadores iniciaram na sexta-feira (11) um estudo nas Lagoas Mundaú e Manguaba, em Maceió, para tentar identificar possíveis causas que levaram às fissuras no bairro do Pinheiro, afundando o solo e causando rachaduras graves nos imóveis da região. Os três profissionais do Serviço Geológico do Brasil devem trabalhar até o dia 24 de janeiro, e os resultados devem ser concluídos em abril.

A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência no bairro desde o fim do ano passado.

Confira a nota sobre a reunião de Jair Bolsonaro na íntegra:

A preocupante situação enfrentada por moradores do bairro de Pinheiros, em Maceió (AL), levou o Presidente Jair Bolsonaro a convocar, nesta sexta-feira (11) uma reunião extraordinária, em Brasília, com parte de sua equipe ministerial. 

A iniciativa do Presidente se deveu à sua apreensão com o surgimento de rachaduras, de origem ainda desconhecida, em ruas e imóveis, e que já provocaram a desocupação de algumas casas e edifícios.

O Presidente Bolsonaro, em apoio ao município de Maceió e ao estado de Alagoas, determinou que o Governo Federal adote as ações necessárias, para agilizar a identificação do fenômeno e que permitam subsidiar o adequado encaminhamento das medidas que couberem, para a resolução do problema.

A reunião contou com as presenças dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; e da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: